Falando nele, pra quem não sabe, o meu suflê de goiabada com calda de catupiry vem de uma receita que minha avó uruguaia fazia, só que com marmelada. Lá no Uruguai a sobremesa de marmelada com queijo é muito popular até hoje, como a nossa romeu e julieta é por aqui. Estive em Punta del Leste na semana passada, após vinte anos que eu não ia para lá, e pude comprovar que isso ainda é verdade. E quem quiser reproduzir em casa o tal suflê, do jeito que faço no Carlota, taí a receita:Suflê de Goiabada com Calda de Catupiry do Carlota
Suflê:
8 claras
1 pitada de sal
425 g de goiabada cremosa
Calda de catupiry:
410 g de queijo catupiry
1 1/3 de xícara de leite
Suflê: numa tigela, bata as claras em neve. Adicione o sal quando as claras começarem a subir. Junte a goiabada aos poucos. Bata com o batedor de mão ou fouet até misturar bem.
Se desejar usar goiabada dura, numa panela, leve ao fogo a goiabada picada com um pouco de água, mexendo sempre até adquirir uma consistência pastosa.
Distribua em 6 forminhas individuais próprias para suflês (ramequins). Leve ao forno preaquecido a 200 C e asse por 8 minutos ou até dourar toda a superfície.
Calda de catupiry: numa panela, junto o catupiry e o leite e derreta em banho-maria. Misture bem.
Sirva imediatamente o suflê com a calda de catupiry à parte.
6 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário